Caos nos aeroportos: o que está acontecendo nos aeroportos da Europa?

Os aeroportos europeus já viram algumas cenas de verdadeiro caos nas últimas semanas, com voos atrasados e cancelados afetando milhares. Saiba o que está acontecendo.

Caos nos aeroportos: o que está acontecendo nos aeroportos da Europa?
Photo by Phil Mosley / Unsplash

A temporada de verão chegou na Europa e, com ela, uma alta enorme na demanda em aeroportos. Os números de viajantes chegaram a níveis próximos aos de antes da pandemia, com turismo incentivado pela melhora na situação do coronavírus e redução (ou retirada) das restrições em muitos países.

Só que enquanto a demanda está subindo, muitos aeroportos e companhias aéreas estão sofrendo com a falta de funcionários. Na maior parte dos casos, o problema existe justamente porque durante a pandemia essas empresas cortaram vários postos, e agora demoraram para contratar e treinar pessoas qualificadas.

Outra questão é que durante os dois anos de restrições, cortes salariais e de empregos, muita gente do setor acabou mudando totalmente de área, em busca de um emprego mais estável e seguro. Gastronomia e até mesmo profissões de saúde passam pelo mesmo problema atualmente.

Caos aéreo

Mesmo antes do ápice das férias, já vimos diversas cenas de caos aéreo em aeroportos europeus. Filas enormes, cancelamentos em cima da hora e atrasos foram relatados em vários locais no continente, conforme escrevi para o site The Local.

A Alemanha tem sido bastante afetada, e a companhia aérea Lufthansa já anunciou o cancelamento de milhares de voos por falta de funcionários para dar conta dessas operações. A Suíça também tem sido afetada, inclusive por outros fatores como falhas de hardware que forçaram o país a fechar seu espaço aéreo por uma manhã.

Leia mais:

Suíça é obrigada a fechar espaço aéreo depois de falha em sistema
O espaço áereo da Suíça teve de ser bloqueado nesta quarta, 15, após falha no sistema de controle de aviação Skyguide.

Na Áustria, a situação não está tão ruim, conforme as autoridades e representantes de aeroportos afirmam. Isso porque o país investiu pesado em políticas para preservação de empregos durante a pandemia. Além disso, as empresas voltaram a contratar já antes do verão. A própria Austrian Airlines afirma que tem 150 novos membros a bordo.

Mesmo assim, há relatos de longas filas e problemas em aeroportos austríacos.

Acima de tudo, não dá para ignorar a situação em outros locais. Afinal, atrasos que começam em outros hubs também podem afetar voos indo para lá ou chegando de lá. O aeroporto de Viena já alertou que depende de outros locais, conforme escrevi para o The Local.

A recomendação dos operadores e de especialistas é que você fique atento a mudanças, confira o status do seu voo e chegue cedo ao aeroporto.


Esse post foi útil? Considere apoiar o blog com uma contribuição :)

Com uma contribuição de 25 euros, a hospedagem e domínio do site são pagas por um mês. Com 10 euros, já paga a pizza da semana e 5 euros cobre o café com bolinho. De qualquer forma, todo apoio é apreciado e você pode contribuir seguindo no Instagram e compartilhando o perfil. Veja aqui outras maneiras de apoiar esse trabalho.

Ou faça seu cadastro e se torne um apoiador fixo: