Guten Morgen! Dienstag, 22 Februar

Guten Morgen! Dienstag, 22 Februar

O que é importante para começar seu dia hoje.

Bom dia!

O mundo hoje está ansioso aguardando os próximos passos do que pode se tornar (mais) uma catástrofe na Europa. A situação na fronteira entre Ucrânia e Rússia é complexa e pode ser mapeada por séculos. Fiz um texto com uma explicação do contexto e últimos desenvolvimentos, você pode encontrar por aqui.

A situação na fronteira é de extrema importância no mundo todo. As sanções que devem vir contra a Rússia vão afetar os mercados da China ao Brasil e, claro, aqui pela Áustria e Alemanha ainda temos mais laços com o gigante eslavo. A maior parte do gás natural que nos aquece no inverno vem da Rússia; grande parte do crédito que os bancos austríacos cederam nas últimas décadas foi para russos; muitos dos negócios, clientes e investimentos alemães e austríacos são… oligarcas russos e seus familiares.

Isso sem contar os imigrantes (russos e ucranianos) e os possíveis refugiados (ucranianos) que um confronto na região vai afetar e trazer para a Europa ocidental. Não é à toa que Alemanha e Áustria não tiram os olhos de lá. Nós também não - e estamos acompanhando os desenvolvimentos. Hoje, as potências do Ocidente devem anunciar quais sanções vão impor à Rússia por ter reconhecido duas regiões separatistas na Ucrânia como independentes.

Uma boa terça-feira e tschüss!
Amanda Previdelli (@amandanaaustria)


A partir de março, o texto a seguir ficará aberto apenas para assinantes do site (às terças e quintas). Não se preocupe, todas as notícias breaking news e a newsletter completa às segundas e quartas continuam disponíveis para todo mundo.

Quer contribuir com o trabalho? A melhor maneira é se tornar um colaborador fixo, o que me ajuda a criar conteúdo exclusivo para a nossa comunidade de imigrantes. Mas há outras maneiras de ajudar, confira aqui:


Por causa do textão explicando a questão russa-ucraniana, hoje a newsletter vem mais compacta, mas não com informações menos importantes:

Alemanha

Klimatour. O ministro da Economia alemão, Robert Habeck, está em um "tour" climático pelo país. Hoje, ele visita o estado Nordrhein-Westfalen, onde a questão da transição energética é especialmente delicada. A região possui algumas das mais importantes indústrias na Alemanha, principalmente para produção de aço. Habeck vai conhecer uma fábrica que está adotando novas tecnologias para gradualmente se tornar neutra em carbono. O investimento necessário, porém, ultrapassa 1 bilhão de euros, segundo reporta o Frankfurter Allgemeine.

Möbel werden teurer. O Süddeutsche Zeitung (DE) alerta que os móveis no país devem ficar mais caros a longo prazo. Segundo a reportagem, alguns imbróglios na linha de produção, especialmente na aquisição de madeira e no transporte, podem levar ao aumento nos preços - e piora na inflação na Alemanha.

Mindestlohn. Uma associação de empregadores na Alemanha entrou na justiça com um parecer que questiona a constitucionalidade da lei para aumentar o salário mínimo. Segundo o documento, os empregadores alegam que a lei federal representa um ataque à autonomia das negociações coletivas (entre empregados e chefes), segundo o SZ (DE). Em 1 de outubro, o salário mínimo na Alemanha deve subir para doze euros.

Wetter. Na Alemanha, haverá regiões com sol e nuvens, mas boa parte do país terá chuvas e até possivelmente neve. Vento forte com rajadas, principalmente no noroeste. As máximas ficam entre 4 e 11 graus.

Áustria

3G bei Einreise. A partir de hoje, fica mais fácil entrar na Áustria, em relação às restrições de coronavírus. Basta apresentar uma prova de vacinação contra Covid-19, prova de que se recuperou recentemente da doença ou um teste negativo (PCR ou antígeno). Essas regras valem para todos os países, inclusive Brasil e Portugal.

Wirecard. Pelo menos 10.000 pessoas entraram com ações contra executivos e auditores da empresa Wirecard, que falsificou relatórios financeiros e acabou falida. Os ex-acionistas se uniram em ação contra os envolvidos no crime e pedem cerca de 375 milhões de euros em compensações, reporta o Kurier (DE paywall).

Speichel. Alerta nojinho, mas duas mulheres na Baixa Áustria foram detidas sob suspeita de distribuírem sua saliva para pessoas que queriam forjar um resultado positivo em testes de Covid. As duas estariam infectadas e venderam frascos do material para distribuição. A polícia local deteve dez pessoas antes do esquema seguir em frente, segundo a ORF (DE).

Schulen. Ficou determinado que, a partir de segunda-feira, a presença nas escolas será obrigatória de novo, estudantes que precisarem faltar precisarão de permissão ou licença médica. O ministério da Educação também determinou que, a partir de 5 de março, os professores vacinados ou recuperados não vão mais precisar usar máscaras em salas de aula, reporta o Der Standard (DE).

Wetter. Chuva ou nuvens na maior parte do país, mas algumas regiões podem ver um pouco de sol ao longo do dia. Rajadas de vento chegam do oeste, especialmente nas montanhas, onde pode haver tempestades. As temperaturas à tarde ficam entre 3 e 10 graus.


Esse post foi útil? Considere apoiar o blog com uma contribuição :)


Com uma contribuição de 25 euros, a hospedagem e domínio do site são pagas por um mês. Com 10 euros, já paga a pizza da semana e 5 euros cobre o café com bolinho. De qualquer forma, todo apoio é apreciado e você pode contribuir seguindo no Instagram e compartilhando o perfil. Veja aqui outras maneiras de apoiar esse trabalho.

Ou faça seu cadastro e se torne um apoiador fixo: