Guten Morgen! Mittwoch, 06 April: mudanças nas medidas para conter a pandemia

O que é importante para começar seu dia hoje.

Guten Morgen! Mittwoch, 06 April: mudanças nas medidas para conter a pandemia
Photo by Markus Winkler / Unsplash

Bom dia!

Começando o dia com notícias quentíssimas já que na manhã de hoje o ministro da saúde da Alemanha, Karl Lauterbach, disse no Twitter que ele "cometeu um erro" e que o país não vai retirar a quarentena obrigatória de pessoas que testarem positivo para Covid.

Nesta semana, o país tinha anunciado que a partir de 1 de abril, quem testou positivo para a doença não seria obrigado a ficar em isolamento. Só que agora o ministério da Saúde está voltando atrás nessa decisão. "Corona não é um resfriado. Portanto, deve continuar a haver isolamento após a infecção. Organizado e controlado pelas autoridades de saúde. Mais sobre isso amanhã.", disse Lauterbach.

Pois é… voltou atrás MESMO. Vamos ver o que ele deve anunciar nas próximas horas.

Enquanto isso, sol saindo por aqui, mercadinhos de Páscoa abertos - ontem falei sobre os mercadinhos de Natal e algumas pessoas acharam que foi um erro. É que nesse período do ano que começam as inscrições para quem quiser montar uma barraquinha em alguns dos locais de maior prestígio na capital Viena para o Natal, mesmo.

Ontem, a prefeitura anunciou que a escolha dos comerciantes que terão presença no mercadinho central deixará de ser feita por uma instituição privada e será feita pela própria prefeitura em processo bem mais transparente.

➡️ Já foram em mercadinhos de Páscoa? Quais os seus favoritos?


🤍 Essa newsletter é enviada às segundas e quartas para todo mundo que coloca seu endereço de email aqui no site. Um post também fica disponível e aberto na home. Às terças e quintas, uma versão exclusiva dela é enviada aos assinantes que colaboram financeiramente com o projeto, como um agradecimento.

Membros também podem sugerir pautas e mandar perguntas, tanto respondendo esse email quanto lá no inbox do Instagram.

O objetivo com a assinatura paga é conseguir um retorno financeiro suficiente que me permita dedicar um tempo exclusivo para produção de conteúdo por aqui.

Faço esse trabalho porque amo, de verdade, mas como também tenho boletos, não consigo deixar de fazer outros trampos remunerados - como o tempo é limitado, fica impossível me dedicar ao site e Instagram tanto quanto gostaria.

Enfim, obrigada a todo mundo que curte e ajuda. Há várias maneiras de apoiar o trabalho, inclusive compartilhando essa newsletter e os posts lá do instagram.

🤍 Danke, de coração!

Uma boa quarta-feira pra gente e tschüss!
Amanda Previdelli (@amandanaaustria)


Alemanha

  • O ministro da Saúde, Karl Lauterbach, disse que cometeu um erro e que não vai retirar a ordem de isolamento obrigatório para quem testar positivo para Covid-19 na Alemanha. "Corona não é um resfriado, então precisamos ter isolamento depois de uma infecção", ele disse.
  • Na Alemanha, a polícia vem tomando medidas contra supostos extremistas de direita em onze estados federais desde as primeiras horas da manhã. Quatro pessoas suspeitas de serem neonazistas em Eisenach foram presas, disse hoje uma porta-voz do promotor federal em Karlsruhe.
  • Com a Páscoa a menos de duas semanas, os fabricantes italianos dos Kinder Surprise Eggs da Alemanha anunciaram um recall na terça-feira de alguns lotes do produto, juntamente com vários outros produtos de chocolate infantil. O recall preventivo deve-se à possibilidade de uma ligação com um surto de salmonela originário do Reino Unido que deixou diversas crianças doentes.

🤦‍♀️ e o post já desatualizado da semana:

Áustria

  • O chanceler federal austríaco Karl Nehammer planeja visitar o presidente Volodymyr Zelenskiy na Ucrânia nos próximos dias. Nehammer fará a viagem com o objetivo de “continuar a fornecer à Ucrânia o melhor apoio humanitário e político possível”, embora os detalhes sobre a viagem sejam limitados por “razões de segurança”.
  • Até agora, cerca de 50.000 refugiados da Ucrânia foram registrados na Áustria, a maioria dos quais são mulheres e crianças. Cerca de 5.000 crianças e jovens que fugiram da Ucrânia estão agora matriculados em escolas.
  • Uma nova vacina Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Medicina em Viena pode oferecer proteção contra a Omicron, de acordo com os resultados de um estudo recente realizado na capital da Áustria. Os resultados mostram que a resposta de anticorpos foi mais forte com a nova vacina do que em pessoas já totalmente vacinadas com duas doses de uma vacina registrada, ou naquelas que se recuperaram do vírus.
  • A validade do passaporte verde será prorrogada, segundo oministro da Saúde Johannes Rauch (Verdes). A partir de quando a extensão se aplica e por quanto tempo, ele disse que quer definir e anunciar até o início da próxima semana. No entanto, Rauch já garantiu que ninguém terá que ficar sem férias por causa de um passaporte verde expirado.

Guerra na Ucrânia

  • O órgão regulador de comunicações russo Roskomnadzor disse na terça-feira que queria que a Wikipédia removesse "material com informações imprecisas de interesse público" sobre a situação na Ucrânia. O regulador acusou a Wikipédia de hospedar informações falsas sobre o que a Rússia chama de sua "operação especial" na Ucrânia e sobre as ações das forças armadas russas também.
  • A organização ucraniana de direitos humanos disse que entre 150 e 300 corpos podem estar em uma vala comum perto de uma igreja na cidade de Bucha, no norte, onde a Ucrânia acusa tropas russas de matar civis.
  • Combates intensos e ataques aéreos russos continuam na cidade ucraniana sitiada de Mariupol, disse a inteligência militar britânica. "A situação humanitária na cidade está piorando", disse o Ministério da Defesa. "A maioria dos 160.000 residentes restantes não têm luz, comunicação, remédios, aquecimento ou água. As forças russas impediram o acesso humanitário, provavelmente tentando pressionar os defensores a se renderem."
  • Ainda hoje os Estados Unidos e a União Europeia devem impor novas sanções contra a Rússia.

Esse post foi útil? Considere apoiar o blog com uma contribuição :)


Com uma contribuição de 25 euros, a hospedagem e domínio do site são pagas por um mês. Com 10 euros, já paga a pizza da semana e 5 euros cobre o café com bolinho. De qualquer forma, todo apoio é apreciado e você pode contribuir seguindo no Instagram e compartilhando o perfil. Veja aqui outras maneiras de apoiar esse trabalho.

Ou faça seu cadastro e se torne um apoiador fixo: