Guten Morgen! Mittwoch, 08 Juni

Angela Merkel, medidas contra a inflação e tudo que você precisa saber para começar o dia.

Guten Morgen! Mittwoch, 08 Juni
Photo by Patrick Stadler / Unsplash

Bom dia!

Meio da semana, já, e com notícias importantes.

Na Alemanha, pode ter certeza que todos os jornais estão estampando a cara da Angela Merkel de novo nas manchetes. Ontem, ela deu sua primeira entrevista desde que saiu do cargo de chanceler e falou muito sobre suas escolhas em relação à política com a Rússia.

Na Áustria, custo de vida e contas cada vez mais caras. O governo deve apresentar um novo pacote de medidas para aliviar os efeitos da inflação em breve.

Isso e outras notícias importantes abaixo.

Amanda Previdelli (@amandanaaustria)

Alemanha

Questões climáticas; expansão na OTAN; Angela Merkel e Ucrânia.

  • Questões climáticas. O ministério da economia e do clima da Alemanha apresentará um pacote de medidas para acelerar a expansão da energia eólica, informou a Reuters, enquanto o país recorre às energias renováveis para reduzir seu uso de combustíveis fósseis russos. (EN)
  • Expansão na OTAN. Berlim e Vilnius se prepararão para expandir a unidade multinacional de combate da OTAN na Lituânia para o tamanho de uma brigada, eventualmente, disseram os líderes dos países em um comunicado conjunto na terça-feira. O chanceler alemão Olaf Scholz esteve em visita ao país.
  • Angela Merkel e Ucrânia. A ex-chanceler da Alemanha criticou as ações da Rússia na Ucrânia, mas defendeu suas políticas em relação à Rússia em seus primeiros comentários desde que saiu do cargo. (DE)
"Diplomacia não é um erro só porque não funcionou. Então eu não vejo por que eu deveria ter que dizer que foi errado e não vou me desculpar por nossas ações".

Angela Merkel

Áustria

Contas vão subir em Viena; medidas contra inflação; resgate nas montanhas.

  • Contas vão subir em Viena. Cerca de 440.000 famílias em Viena que têm aquecimento urbano descobrirão que suas contas devem aumentar 92%, ou quase o dobro, segundo confirmou a estatal Wien Energie. A razão para os altos preços é que o aquecimento urbano é gerado principalmente a partir de gás, que a Áustria importa em grande parte da Rússia.
  • Medidas contra inflação. É provável que o governo chegue a um acordo sobre um novo pacote contra a inflação nos próximos dias. No entanto, isso não acontecerá até o outono, como o ministro dos Assuntos Sociais Johannes Rauch (Verdes) afirmou no "ZiB 2" na terça-feira à noite. Ele citou os prazos de entrega necessários (parlamentares) como o motivo. Segundo ele, o pacote deve conter medidas estruturais e de curto prazo. (DE)
  • Resgate nas montanhas. 99 alunos e oito professores da Alemanha foram resgatados de uma montanha com helicópteros na terça-feira em Kleinwalsertal. Os professores selecionaram uma rota de hiking pela Internet que não era adequada aos equipamentos ou experiência deles e dos jovens. (DE)

Suíça

Debates sobre prostituição; problemas em aeroportos; estrangeiros sem direito a voto.

  • Debates sobre prostituição. A Suíça deve decidir hoje se vai criminalizar "pagar por serviços sexuais". O país está pensando em adotar o "modelo nórdico" segundo o qual a procura se torna proibida, mas não a oferta. (DE)
  • Problemas em aeroportos. A SWISS Airlines afirmou que mais voos precisarão ser cancelados por falta de funcionários. Em toda a Europa, alta demanda e falta de empregados está causando um caos nos aeroportos. Escrevi sobre isso no The Local, em inglês.
  • Estrangeiros sem direito a voto. O Conselho Nacional rejeitou duas iniciativas parlamentares que teriam dado aos estrangeiros mais direitos de voto depois de cinco anos de residência legal.

Giro pela Vizinhança

União Europeia e cabos.

  • União Europeia e cabos. A União Europeia concordou provisoriamente que novos dispositivos eletrônicos portáteis devem, até o outono de 2024, usar um carregador USB Tipo C. Isso deve afetar particularmente os iPhones da Apple, que usam a conexão própria lightning.

Guerra na Ucrânia

Financiamento para a Ucrânia

  • Financiamento para a Ucrânia. O conselho executivo do Banco Mundial aprovou US$ 1,49 bilhão de financiamento adicional para a Ucrânia na terça-feira para ajudar a pagar os salários do governo e assistentes sociais, expandindo o apoio total prometido do banco para mais de US$ 4 bilhões.

Esse texto foi útil? Considere apoiar o blog com uma contribuição :)


Com uma contribuição de 25 euros, a hospedagem e domínio do site são pagas por um mês. Com 10 euros, já paga a pizza da semana e 5 euros cobre o café com bolinho. De qualquer forma, todo apoio é apreciado e você pode contribuir seguindo no Instagram e compartilhando o perfil. Veja aqui outras maneiras de apoiar esse trabalho.

Ou faça seu cadastro e se torne um apoiador fixo: