Guten Morgen! Montag, 07 März

Guten Morgen! Montag, 07 März

O que é importante para começar seu dia hoje.

Bom dia!

A semana passada foi super puxada, com tantas notícias e informações tristes no mundo todo, mas especialmente na Ucrânia. Há relatos de crimes de guerra, civis mortos, cessar-fogo desrespeitado, racismo na fronteira.

No meio de tanta coisa horrível, histórias de coragem, de resistência e solidariedade também existem.

Principalmente no instagram, continuo com postagens mais frequentes e as notícias mais importantes a cada dia. Em tempos de guerra (e paz), há muitas notícias falsas ou simplesmente histórias reescritas para chamarem mais atenção. Precisamos sempre ter cuidado com o que compartilhamos.

Que essa semana venha com boas notícias.

Uma boa segunda-feira e tschüss!
Amanda Previdelli (@amandanaaustria)


Essa newsletter é enviada de segunda a quinta-feira na sua caixa de emails. Assine abaixo:

Alemanha

Reaberturas no país

A Alemanha entrou, na sexta-feira, na segunda etapa do seu processo de reabertura. Agora, pessoas não vacinadas podem voltar a frequentar bares, restaurantes e hotéis, basta apresentar um teste negativo. Ou seja, entra em vigor a regra 3G (vacinados, recuperados ou testados) no país para a maior parte dos estabelecimentos. Para baladas e clubes, vale a regra 2G-plus (vacinados ou recuperados que também tenham um teste negativo ou booster). A Alemanha aguarda o "Freedom Day", quando quase todas as medidas serão retiradas, para 20 de março.

De saída da Rússia I

Em resposta a uma nova regulamentação na Rússia criticada por muitos como uma censura aos meios de comunicação, os grupos ARD e ZDF anunciaram que estariam suspendendo sua presença no país. Moscou na semana passada afirmou que veículos que publicassem "falsa informação" sobre as incursões militares da Rússia sofreriam penalidades altas. A BBC News, CNN, Bloomberg News e CBC também fizeram anúncios semelhantes aos veículos alemães.

Nova industrialização

A Alemanha separou € 200 bilhões para investimentos em transformação industrial entre hoje e 2026, incluindo proteção climática, tecnologias verdes (como hidrogênio) e a expansão dos pontos de recarga para veículos elétricos, o ministro das Finanças Christian Lindner disse para a ARD neste domingo.  A promessa vem depois que a Alemanha começou a reforçar medidas para cortar sua dependência em gás natural que vem da Rússia.

Previsão do tempo

Na segunda-feira, o sol brilha na metade sudoeste, à tarde e após, quando as nuvens abrem, também no noroeste. Outras áreas têm tempo nublado, com sol ocasionalmente. Em ventos fracos a moderados, a temperatura sobe para 2 a 9 graus.

Áustria

De saída da Rússia II

A empresa de energia austríaca OMV anunciou que estava retirando seus negócios da Rússia em meio à invasão russa na Ucrânia. A empresa disse que espera que o movimento tenha um impacto de até € 1,8 bilhão em suas finanças. Outras empresas de energia também fizeram anúncios semelhantes na semana passada, inclusive as competidoras Shell e Exxon Mobil.

Social Media wars

O final de semana teve momentos de tensão entre representantes da Áustria e da Rússia no campo diplomático - e no Twitter. Representantes da Rússia em Viena usaram as redes sociais para "condenar" falas de autoridades austríacas sobre a situação na Ucrânia. Em um comunicado, a embaixada da Rússia disse que condenava a fala de Karl Nehammer, chanceler da "atualmente neutra" Áustria, que teve "emocional retórica anti-Rússia". O comunicado termina com o que parece ser uma ameaça:

"Condenamos veementemente tais declarações e opiniões infundadas. Lamentamos muito que os dignitários austríacos deem essas declarações e, assim, levantam sérias dúvidas sobre a qualidade da "neutralidade" vienense que, recentemente, está sendo corroída. Levaremos isso em conta no futuro."

O Ministério das Relações Exteriores respondeu diretamente a essa declaração dizendo que a Áustria é um país militarmente neutro. "Mas nós nunca seremos politicamente neutros" quando se trata de violações de direitos.

Novo ministro da Saúde

Wolfgang Mückstein anunciou na sexta-feira que estava deixando o cargo de ministro da Saúde. Ele citou o cansaço e estresse que existem em viver o tempo todo sob ameaças e ter de contar com a proteção da polícia. Você pode ler mais sobre a saída de Mückstein e o futuro ministro, Johannes Rauch (também do Verdes) no texto que escrevi para o The Local (EN).

Previsão do tempo

No leste do país, está ventando novamente hoje, rajadas geladas de vento de até 70, 80 km/h são esperadas. O dia continua bastante frio. No oeste e no sul, o sol aparece. Temperaturas máximas diárias dificilmente acima de 0 a 7 graus.


Esse post foi útil? Considere apoiar o blog com uma contribuição :)


Com uma contribuição de 25 euros, a hospedagem e domínio do site são pagas por um mês. Com 10 euros, já paga a pizza da semana e 5 euros cobre o café com bolinho. De qualquer forma, todo apoio é apreciado e você pode contribuir seguindo no Instagram e compartilhando o perfil. Veja aqui outras maneiras de apoiar esse trabalho.

Ou faça seu cadastro e se torne um apoiador fixo: