Guten Morgen! Montag, 14 März

Guten Morgen! Montag, 14 März

O que é importante para começar seu dia hoje.

Bom dia!

A semana começa com várias notícias, especialmente em relação à guerra na Ucrânia, e pandemia. Só que também há informações importantes sobre a alta nos preços na região e eleições locais - com algumas derrotas para partidos dominantes.

A semana passada teve a Áustria suspendendo a lei de vacinação obrigatória. Apesar disso, a Alemanha deve seguir em frente com os debates para instituir regra semelhante no país. Além disso, aqui no site você encontra um resumão como funciona a licença maternidade e paternidade na Áustria. Dica: é confuso.  

Mais uma vez, obrigada por apoiarem o trabalho e pela leitura. A gente está bem perto de chegar a 100 assinantes (no total) aqui no site, cerca de 25% de vocês contribuem financeiramente. Essas contribuições ajudam a manter a produção de conteúdo aqui e no Instagram. Para saber mais sobre como você pode ajudar, só clicar aqui. Ou então, faça sua assinatura e se torne um apoiador fixo por menos de 5 euros por mês.

Uma boa segunda-feira e tschüss!
Amanda Previdelli (@amandanaaustria)

Alemanha

Guerra na Ucrânia

F-35 jets. A Alemanha quer equipar as suas Forças Armadas com jatos militares F-35, fabricados pelos Estados Unidos, a agência DPA afirmou citando fontes do governo. Os novos jatos, considerados as aeronaves de combate mais modernas do mundo, devem substituir os modelos que fazem parte da frota alemã há mais de 40 anos.

Refugiados. A Alemanha vai receber mais de 2.500 refugiados ucranianos que fugiram para o país vizinho, Moldova, segundo a ministra das Relações Exteriores, Annalena Baerbock. Um corredor será criado passando pela Romênia para trazer as pessoas para a Alemanha, ela disse depois de encontro com autoridades de Moldova em Chisinau.

Schröder. O ex-chanceler alemão, Gerhard Schröder, se encontrou com o presidente russo Vladimir Putin por "várias horas" na quinta à noite, segundo reportagem do Bild am Sonntag. A proximidade do político do SPD vem causando constrangimentos para seu partido, inclusive para o atual chanceler Olaf Scholz (SPD), que já disse "não querer comentar" sobre a viagem de Schröder. Ainda não há informações sobre as conversas ou se elas alcançaram alguma coisa.

Scholz. Scholz viaja hoje para a Turquia, onde ele vai discutir a situação da Ucrânia com o presidente turco Recep Tayyip Erdogan. O presidente turco disse se opor à agressão russa, mas não adotou e nem apoia as sanções contra o país. Ele chegou a sugerir que negociações entre Rússia e Turquia, dois fortes parceiros comerciais, sejam feitas em moeda russa, chinesa, ou até ouro.

Covid-19

Situação crítica. O ministro da Saúde, Karl Lauterbach, disse que a situação da pandemia continua "crítica" no país, com a alta do número de novos casos. Ele disse que "a situação está pior do que o clima" na Alemanha, e que atualmente cerca de 200 a 250 pessoas morrem com o vírus todos os dias, com perspectiva desse número aumentar em algumas semanas.

LEIA MAIS:

Alemanha anuncia “Freedom Day” para 20 de março
O país anunciou etapas para reabertura, com a expectativa de fim das restrições já no início da primavera O chanceler alemão Olaf Scholz (SPD) anunciou nesta quarta-feira, 16 de fevereiro, que a Alemanha vai retirar as principais restrições em vigor por conta da pandemia em etapas, com a expectativa…

Impfpflicht. A partir desta terça, 14, a Alemanha terá vacinação obrigatória contra Covid-19 para pessoas em profissões de saúde. Na quinta, mais debates sobre tornar a vacina obrigatória para toda a população devem acontecer no Bundestag.

Alta nos preços

O ministro das Finanças, Christian Lindner (FDP), está planejando um desconto na gasolina para conter a alta nos preços, segundo o Bild reportou neste domingo. O projeto dará desconto para motoristas e os postos receberiam um reembolso do governo. A gasolina subiu para por volta de 2,20 euros por litro, e o objetivo é reduzir esse preço para mais 2 euros.

Previsão do tempo

Wetter. Nuvens e chuva intermitente no norte e centro do país. Nordeste e sudoeste, por outro lado, estão ensolarados. As máximas ficam entre 8 e 16 graus.

Áustria

Ucrânia

Flüchtlinge. Todos os dias, entre 3.300 e 4.000 pessoas chegam na Áustria fugindo da guerra na Ucrânia. Nesse texto que escrevi para o The Local (EN), você pode ler mais sobre o que a Áustria e os austríacos (e residentes aqui) estão fazendo para ajudar os refugiados.

Sicherheitspolitik. Em entrevista para o Der Standard (DE), o chanceler austríaco Karl Nehammer (ÖVP) disse que, mesmo sem fazer parte da OTAN, a Áustria ainda recebe proteção indireta dos seus membros, por ser um país da União Europeia.  A entrevista rolou depois de dois dias de conversas entre os membros do bloco em Versailles.

Bundesheer. O orçamento para as Forças Armadas austríacas vai aumentar: de 2,7 bilhões de euros, para 4 bilhões de euros, segundo o Kurier (DE - paywall). Enquanto isso, o partido no governo, ÖVP, não descarta a possibilidade de aumentar o tempo de serviço militar obrigatório, atualmente de seis meses.

LEIA MAIS:

Existe serviço militar obrigatório na Áustria e Alemanha?
Com o conflito na Ucrânia, a questão de investimento (em dinheiro e “mão de obra”) nas Forças Armadas entrou em foco nos dois países Depois de décadas em paz, a Europa está novamente em guerra. O conflito na Ucrânia após invasão militar pela Rússia mexeu com medos e abriu uma

Covid-19

Gratistests. Em entrevista na ORF, o ministro das Finanças Magnus Brunner (ÖVP) disse que os testes gratuitos de Covid deixarão de existir "a todo momento". Ou seja, os testes que fazemos periodicamente ou sem termos sintomas ou contato com alguém que testou positivo. Os testes gratuitos periódicos devem continuar em setores que trabalham com grupos vulneráveis, como saúde.

Antes, o ministro da Saúde, Johannes Rauch (Grüne) havia dito que esperava uma continuação dos testes gratuitos, mas com limite por pessoa. As mudanças ainda não estão definidas, e mais informações devem surgir antes do fim do mês.

Positiv: o governador do Tirol, Günther Platter (ÖVP), testou positivo para Covid-19. Platter disse, em release, que estava se sentindo bem, com sintomas leves, e trabalhando de casa em quarentena.

Alta nos preços

Energiepreise. No domingo, o governo se encontrou com economistas e especialistas no setor energético para debater sobre a alta nos preços. Os participantes discutiram sobre possíveis cortes em tarifas, impostos, criação de uma reserva energética e adoção de subsídios, mas nenhuma medida concreta ficou decidida. O chanceler disse que os próximos passos devem ser dados em uma questão de dias.

Eleições locais

Stadtchefs.O partido de centro-direita ÖVP (o mesmo do chanceler Karl Nehammer e do ex-chanceler Sebastian Kurz) perdeu duas eleições importantes no Tirol, para prefeitura em Hall e em Schwaz, segundo reportou o Die Presse (DE). Em Schwaz, a candidata da SPÖ Victoria Weber venceu o atual prefeito, Hans Lintner (ÖVP). Em Hall, a vitória foi de Christina Margreiter (sem partido).

Previsão do tempo

Wetter. A primavera está cada vez mais perto e o clima mostra isso. Sol por toda a Áustria e temperaturas amenas. No oeste, alguns locais nublados, mas não o tempo todo. As máximas ficam entre 9 e 17 graus.

Guerra na Ucrânia

  • Zelensky quer se encontrar diretamente com Putin e volta a pedir que a OTAN feche o espaço aéreo sobre a Ucrânia.
  • Rússia atinge uma base militar ucraniana perto da fronteira com a Polônia; pelo menos 35 pessoas morreram.
  • A Rússia pediu à China assistência militar e apoio econômico na Ucrânia, segundo  autoridades dos EUA.
  • Estados Unidos e China se encontram em Roma para discutir a situação da guerra.
  • As autoridades ucranianas estão trabalhando para abrir rotas de evacuação para civis das áreas afetadas.
  • Na cidade sitiada de Mariupol, mais de 2.000 civis morreram, estimam as autoridades, e aqueles que permanecem estão sem eletricidade, água e aquecimento. Danos extensos a áreas residenciais também foram relatados nas cidades de Kharkhiv, Mykolaiv, Dnipro, Chernihiv e Sumy.

Esse post foi útil? Considere apoiar o blog com uma contribuição :)


Com uma contribuição de 25 euros, a hospedagem e domínio do site são pagas por um mês. Com 10 euros, já paga a pizza da semana e 5 euros cobre o café com bolinho. De qualquer forma, todo apoio é apreciado e você pode contribuir seguindo no Instagram e compartilhando o perfil. Veja aqui outras maneiras de apoiar esse trabalho.

Ou faça seu cadastro e se torne um apoiador fixo: