O que é o símbolo 'Z' e por que a Alemanha quer proibi-lo?

A letra Z, que não existe no alfabeto cirílico usado por russos e ucranianos, se tornou um símbolo pró-Rússia e seu uso como símbolo pode ser proibido na Alemanha.

O que é o símbolo 'Z' e por que a Alemanha quer proibi-lo?

A letra Z agora se tornou um símbolo facilmente reconhecível de apoio ao exército russo. Fácil de ser reproduzida (dá para pintar em um traço só, agilizando a atuação de quem não quer ser pego no ano), ela chamou atenção ao aparecer em veículos militares da Rússia quando eles ainda estavam na fronteira com a Ucrânia, antes da invasão de 24 de fevereiro.

Ainda é possível ver esse símbolo nas forças armadas russas em imagens vindo diretamente da guerra na Ucrânia. Só que ele passou também a aparecer em prédios de cidades russas, camisetas de esportistas do país e nas redes sociais - se tornou um símbolo de apoio à Rússia.

O significado do símbolo não é certo, com especialistas teorizando que o Z, assim como outras letras, como X ou A, foram usados para identificar infantarias, setores específicos do exército russo, ou simplesmente para ajudar a discernir, entre os invasores, inimigos de aliados.

Leia também:

O que está acontecendo na fronteira Ucrânia-Rússia?
Um textão sem vergonha para tentar entender algumas questões dessa disputa tão importante A Rússia nesta segunda-feira, 21, anunciou que vai reconhecer duas repúblicas separatistas no leste da Ucrânia como estados independentes e enviar tropas para a região para “manter a paz”. Mas o que isso signif…

A Rússia em eventos parece associar o Z com as palavras "za pobedu", algo como "até a vitória". Outra teoria é que Z seria para a palavra em russo "oeste" (Zapad), ou em relação ao alvo: Zelensky, o presidente da Ucrânia.

De qualquer forma, agora a letra se tornou símbolo e é usada além do contexto militar - muitos dizem que com incentivo e apoio do Kremlin.

Um dos casos que chamou mais atenção foi quando o ginasta Ivan Kuliak apareceu no pódio de uma competição no Catar com o Z no seu casaco - ele foi derrotado por um ucraniano na disputa. Mas ele não foi o único.

O ginasta Ivan Kuliak com o símbolo "Z" no uniforme.

Símbolo e cores

Não é raro a letra Z aparecer em imagens pintada com as cores preto e laranja. Isso também tem um significado histórico. Essas são as cores da maior honra militar na Rússia, a Ordem de São Jorge, que se tornou um símbolo da vitória da União Soviética contra a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial (EN).

Essa conexão não é acidental, e serve para reforçar a propaganda de Moscou de que o país estaria entrando na Ucrânia para "desnazificar" seus vizinhos. Por diversas vezes, a Rússia tentou justificar a invasão com o discurso de que a Ucrânia estaria dominada por nazistas.

A Ucrânia é liderada atualmente pelo presidente Volodymyr Zelensky, um judeu de 44 anos eleito presidente em eleições democráticas em 2019. Zelensky, vale lembrar, perdeu familiares no Holocausto e seu avô lutou no Exército Vermelho soviético contra os nazistas.

A Rússia, por outro lado, é liderada desde 1999 por Vladimir Putin (que alternou entre os cargos de primeiro-ministro e presidente). Putin foi eleito presidente sob acusações de fraude e protestos, perseguição de inimigos políticos e, em 2021, mudou a constituição do país permitindo que ele se reeleja consecutivamente como presidente até 2036.

A Alemanha quer proibir o símbolo

O ministro do interior da Alemanha disse que aprova os anúncios de diversos estados afirmando que pessoas que usarem o símbolo "Z" podem ser processadas com base na lei que proíbe outros símbolos, como o nazista.

Pessoas que usarem o símbolo seja pintando em sua propriedade privada, ou aparecendo com ele em protestos e eventos, ou mesmo em postagens em redes sociais poderão receber multas ou prisão por até três anos.

Os estados alemães de Berlim, Baviera, Saxônia e Baixa Saxônia anunciaram que tomarão medidas legais contra pessoas que usam o símbolo. Autoridades de mais três estados (Baden-Württemberg, Renânia do Norte-Vestfália e Saxônia-Anhalt ) disseram que estão considerando medidas semelhantes.

O presidente da Comissão de Relações Exteriores do governo alemão ontem chegou a tuitar:

"O "Z" se tornou o símbolo de um regime autoritário que trava uma terrível guerra de agressão, viola o direito internacional, amordaça a liberdade de expressão + faz da mentira a norma. Qualquer um que use o "Z" aqui se torna o vassalo do regime + deve ser punido.".

Esse post foi útil? Considere apoiar o blog com uma contribuição :)


Com uma contribuição de 25 euros, a hospedagem e domínio do site são pagas por um mês. Com 10 euros, já paga a pizza da semana e 5 euros cobre o café com bolinho. De qualquer forma, todo apoio é apreciado e você pode contribuir seguindo no Instagram e compartilhando o perfil.