O que está acontecendo no Rio Grande do Sul e como eu posso ajudar sem estar no Brasil?

O que está acontecendo no Rio Grande do Sul e como eu posso ajudar sem estar no Brasil?
Photo by Kelly Sikkema / Unsplash

Dezenas de pessoas morreram, centenas estão desaparecidas e milhares perderam suas casas depois de chuvas devastadoras no Rio Grande do Sul. Os esforços pra resgatar pessoas e animais afetados continuam. 

As chuvas foram intensificadas por fenômenos meteorológicos, três especificamente: corrente intensa de vento, corredor de umidade vindo da Amazônia e massa de ar quente no Sudeste e no Centro-Oeste. Tudo isso ainda potencializado pelo aquecimento global, que não inventou tempestades no mundo, mas que cientistas afirmam que tornam eventos climáticos como esse no Rio Grande do Sul ou as tempestades e enchentes aqui na Áustria e Alemanha cada vez mais intensos e perigosos. 

Mas também tem muita falha do poder público aí, especialmente porque ano passado a mesma região sofreu um desastre semelhante e a gente já sabe que é uma área de risco para chuvas e enchentes. 

A situação não tem previsão de melhora, porque muita coisa foi destruída, a previsão do tempo ainda é de chuvas e calor e os alagamentos trouxeram água contaminada que deve aumentar a incidência de doenças como a dengue e leptospirose na região. 

Pra piorar, é claro que tem um monte de fake news rolando por aí. Também é preciso tomar muito cuidado com os PIX de doações que encontramos on-line. 

É muito fácil colar um QR code falso em uma imagem que parece real.  então na hora de doar, vá direto ao site da instituição, ONG ou governo que você sabe que são verdadeiros. 

Não vale a pena doar para vakinhas online aleatoriamente ou pessoas que se dizem afetadas se você não conhece quem é que está pedindo - não quem te mandou o link da vakinha, mas quem criou ela, entendeu? 

Apesar dos ânimos esquentados e questões políticas, é melhor doar pro site oficial do governo do que fazer um PIX pra uma conta que você recebeu no WhatsApp. Até porque é mais fácil fiscalizar o que o governo fez com esse dinheiro do que ter acesso à conta privada de um ex-BBB, por exemplo. 

Esses são os sites usados para as informações nesse vídeo e algumas opções para doações: 

Alguns sites oficiais para ajuda/doação:

https://prefeitura.poa.br/gp/ajude-porto-alegre

https://www.estado.rs.gov.br/governo-reativa-canal-de-doacoes-via-pix-para-auxilio-as-vitimas-das-enchentes

https://www.acaodacidadania.org.br

https://emergencia.paraquemdoar.com.br/?ref=home_banner

DOAÇÃO INTERNACIONAL (euro e dólar do governo do RS): https://www.estado.rs.gov.br/governo-ativa-canais-para-receber-doacoes-internacionais

DOAÇÃO INTERNACIONAL (PayPal da CUFA Brasil): https://www.instagram.com/p/C6qnfWqLnCp/?igsh=MTczYnBvcWVkMzJvcQ==

DOAÇÃO INTERNACIONAL (Stripe do Instituto Cultural Floresta): https://donate.stripe.com/eVa3dh1to6VhfCwdQQ

Quer ajudar bichinhos? Tenho uma grande amiga gaúcha que mora aqui na Europa e está conseguindo ajudar via a rede de conhecidos dela por lá. Ela indicou três páginas no instagram que trazem mais informações:

1) Deise Falci
2) Gatoteca
3) 101 vira-latas 

Informações:

https://www.estado.rs.gov.br/confira-o-balanco-das-acoes-do-governo-neste-domingo-5-em-resposta-as-cheias-no-rs

https://www.estado.rs.gov.br/ultimas-noticias

https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2024/05/06/chuvas-no-rs-onda-de-calor-bloqueia-frente-fria-no-sul-e-agrava-tragedia-entenda-cenario-e-veja-previsao.ghtml

https://www.aosfatos.org/bipe/informacoes-falsas-enchentes-rio-grande-do-sul/

https://www.dw.com/de/sturzregen-wütet-seit-tagen-im-süden-brasiliens/a-68988756

https://www.bbc.co.uk/news/articles/c0w03627kq4o.amp

https://www.aosfatos.org/noticias/doacoes-rio-grande-do-sul/

Conhece mais sites confiáveis? Me manda lá no instagram pra eu atualizar aqui!