Oktoberfest 2022: Dez coisas que todo mundo precisa saber

O Wiesn 2022 acontecerá de 17 de setembro a 3 de outubro. Aqui as dez "regras de ouro" para a celebração.

Oktoberfest 2022: Dez coisas que todo mundo precisa saber

Está indo para a Oktoberfest em Munique este ano? O festival acontece anualmente e, em 2022, não só está de volta como ainda está sem nenhuma restrição relacionada à pandemia de coronavírus.

A festa rola de 17 de setembro a 3 de outubro. Em geral, as tendas abrem às 09h e fecham por volta das 00h30, mas os horários variam muito dependendo do dia, do tipo de tenda e outros critérios. Aqui você pode ver os horários certinhos.

Cerca de seis milhões de pessoas frequentam a festa todos os anos. Se você quiser ir em um dia mais agitado, ou prefere se divertir em dias mais calmos, a organização também tem uma tabela onde é possível visualizar quantos visitantes são esperados em cada dia e horário. Confira aqui. Em geral, noites e finais de semana costumam ser mais lotados, assim como o último dia do evento.

E o festival é de graça, não tem que comprar ingresso para entrar! Também dá pra reservar mesa, mas sempre uma proporção das mesas nas tendas ficam livres e não se pode fazer reserva. Só que, claro, se chegar nos momentos de pico fica mais difícil achar lugar.

Os principais eventos do festival

A cerimônia de abertura da Oktoberfest com o Prefeito Dieter Reiter é no dia 17 de setembro de 2022 às 12 horas na tenda do festival Schottenhamel.

Tradicionalmente, há estes outros desfiles e eventos na Oktoberfest:

  • Entrada dos patronos da Oktoberfest (17 de setembro, primeiro dia da Oktoberfest, imediatamente antes da abertura).
  • Traje tradicional e desfile de caçadores (18 de setembro, primeiro domingo da Oktoberfest)
  • Serviço religioso da Oktoberfest na Marstall (22 de setembro, primeira quinta-feira da Oktoberfest)
  • Concerto das bandas da tenda (25 de setembro, segundo domingo da Oktoberfest)
  • Saudação de armas no final da Oktoberfest (3 de outubro, último dia da Oktoberfest )

Tem várias opções de comidas e bebidas. O festival não é só sobre cerveja. Tem várias comidas tradicionais e também opções vegetarianas e veganas. E, claro, bebidas não-alcóolicas. Ou até mesmo vinho. Aliás, uma dica importante é levar dinheiro vivo em vez de cartão - mas há também vários caixas eletrônicas para retirar grana se necessário.

Não é obrigatório usar os trajes tradicionais - mas é recomendado, com certeza.

Apesar do nome, a festa rola em setembro. A primeira Oktoberfest aconteceu em 1810 e roalva em outubro, mesmo, até 1871. Como o clima é um pouco melhor em setembro, desde 1872 a festa já começa no mês, sempre no segundo sábado depois de 15 de setembro e terminando no primeiro domingo de outubro.

Você pode levar um lanche de casa. De acordo com a tradição ba''ara, você pode trazer seus próprios lanhces para o biergarten, mas não sua própria bebida. Então, dá para levar um sanduíche de casa (ou que você comprou em uma tenda) para as mesas das tendas de cerveja. Só que vale lembrar que só bolsas pequenas e mini mochilas são permitidas no festival.

Aliás, o que você pode levar: uma mala ou mochila de até 3 litros que não seja maior do que 20cm x 15cm x 10 cm. Você não pode trazer qualquer coisa perigosa como garrafas de vidro ou latas de spray. Mas você pode trazer um guarda-chuva. As coisas ficam um pouco mais complexas para as famílias (embora haja um dia de família toda terça-feira, o que é muito legal). Carrinhos de bebês não são permitidos aos sábados nem no 3 de outubro - e em nenhum dia após às 18h.

Divirta-se! A Oktoberfest tem atrações para todo mundo. Além de muita cerveja, festa e música, tem os brinquedos e opções de parque de diversões, tem muita comida típica gostosa e gente do mundo inteiro!


Esse post foi útil? Considere apoiar o blog com uma contribuição :)


Com uma contribuição de 25 euros, a hospedagem e domínio do site são pagas por um mês. Com 10 euros, já paga a pizza da semana e 5 euros cobre o café com bolinho. De qualquer forma, todo apoio é apreciado e você pode contribuir seguindo no Instagram e compartilhando o perfil. Veja aqui outras maneiras de apoiar esse trabalho.

Ou faça seu cadastro e se torne um apoiador fixo: