Guten Morgen! Mittwoch, 01 Juni

Regras de entrada, inflação em alta e tudo que você precisa saber para começar o dia.

Guten Morgen! Mittwoch, 01 Juni
Photo by Gundolf Lange / Unsplash

Bom dia!

Hoje começa mais um mês (já estamos em junho?) e daqui a pouco posto o clássico "tudo que muda" por aqui.

Comecei na newsletter uma sessão exclusiva dedicada para a Suíça, isso é uma das coisas que muda. Me encantei por Genebra e pela diversidade daquela cidade. Sei que outras regiões suíças também têm um grupo grande de imigrantes, muitos brasileiros, e quero estudar mais a respeito, acompanhar mais o noticiário, e trazer mais coisas por aqui. Espero que seja útil!

Hoje cedo chequei (pela 3479234 vez) o site com as regras de entrada para a Alemanha. Ficou confirmado parte daquilo que a imprensa estava dando: o fim das regras de entrada vale só para quem chega da União Europeia. Por enquanto, os sites oficiais não adicionaram Coronavac como vacina aceita, mas ainda há expectativa que isso ocorra.

Na prática, as pessoas entram na Alemanha e não estão sendo checadas, o próprio site da embaixada alemã no Brasil ainda pede que turistas levem comprovante de vacinação e alerta que a Coronavac não é aceita.

Pelo jeito, hoje é dia de F5 incessante por aqui.

Amanda Previdelli (@amandanaaustria)


Ps.: se você acha o conteúdo daqui e do Instagram útil, não esquece de dar uma olhada nas maneiras de apoiar esse trabalho. Ou clique no botão abaixo e faça uma assinatura:

Alemanha

Desemprego em queda; Investigações no Deutsche Bank; Regras de entrada.

  • Desemprego em queda. O desemprego na Alemanha caiu em maio, mostraram os números da Secretaria do Trabalho na terça-feira, à medida que o comércio e os serviços se beneficiaram do fim das restrições pandêmicas.
  • Investigações no Deutsche Bank. Investigadores alemães realizaram buscas no Deutsche Bank e na sua subsidiária DWS como parte de uma investigação sobre fraude de investimento.
  • Regras de entrada. A Alemanha retirou as regras 3G para viajantes - mas manteve para quem está fora da União Europeia, segundo o site oficial. Há ainda a expectativa de que o país passará a aceitar vacinas aprovadas pela OMS (como a Coronavac), mas isso ainda não se confirmou. Na prática, porém, viajantes estão entrando no país de todos os lugares sem essa checagem - confira com a sua companhia aérea o procedimento.

Áustria

Dois crimes chocam o país; Inflação em alta; Impostos no Tirol.

  • Dois crimes chocam o país. Uma criança de cinco anos foi atacada com uma faca em Graz na manhã de terça-feira e ficou gravemente ferida. Suspeita-se da mãe do menino, de 42 anos. (DE) Um alemão de 18 anos matou a facadas sua namorada de 17 anos, uma austríaca, em um carro dentro de um estacionamento em Außerfern, mono Tirol. O homem cometeu suicídio um pouco mais tarde. (DE)
  • Inflação em alta. A Statistik Austria estima que a inflação na Áustria chegará a 8,0%  em maio, tendo aumentado de forma constante desde o outono de 2021. A inflação foi maior do que o esperado em maio devido aos efeitos do embargo de petróleo contra a Rússia, mas também devido ao aumento das tarifas de eletricidade e gás. (EN)
  • Impostos no Tirol. O estado do Tirol aprovou um projeto de lei na terça-feira permitindo a cobrança de uma taxa de até € 215 por mês em casas desocupadas. A partir do próximo ano, um apartamento vazio de 95 metros quadrados em Innsbruck custará cerca de € 2.400 por ano.

Suíça

Leis para motoristas; Armamento para Ucrânia.

  • Leis para motoristas. O parlamento suíço decidiu reduzir o tempo mínimo de suspensão da carteira de motorista para infrações graves de trânsito, como, por exemplo, dirigir embriagado. Agora, quem cometer infrações ficará no mínimo 12 meses com a carteira suspensa, em vez de 24 meses.
  • Armamento para Ucrânia. O governo dinamarquês pediu permissão para atravessar a Suíça com tanques de guerra que seriam enviados para a Ucrânia - o pedido foi negado (DE)

Giro pela Vizinhança

Dinamarca e referendo de segurança; Caos nos aeroportos.

  • Dinamarca e referendo de segurança. Os dinamarqueses votam em um referendo na quarta-feira sobre a possibilidade de eliminar um opt-out em vigor há 30 anos e participar da política de defesa e segurança conjunta da UE (EN).
  • Caos nos aeroportos. Falta de staff e aumento no número de viajantes são alguns dos motivos pelos quais aeroportos na Europa estão lotados, com filas enormes e pessoas acabando perdendo seus voos. Escrevi sobre isso para o The Local ontem, com dicas do que fazer se seu voo atrasar ou for cancelado.

Guerra na Ucrânia

Sentenças; Embargo do petróleo; Cortes no gás; Armas para a Ucrânia.

  • Sentenças. Um tribunal da Ucrânia condenou dois soldados russos a mais de 11 anos de prisão por bombardeio de edifícios civis. (EN)
  • Embargo do petróleo. O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, elogiou a proibição parcial da UE de importações russas de petróleo como um símbolo de unidade. Ele também expressou compreensão com países da UE, como a Hungria, que não são capazes de se livrar do petróleo russo tão rapidamente quanto a Alemanha. Após as negociações do bloco em Bruxelas, Scholz disse que as sanções visam acabar com a guerra e levar a uma solução pacífica com a Ucrânia.
  • Cortes no gás. A empresa estatal russa de energia Gazprom não fornecerá gás à Shell Energy Europe ou ao fornecedor dinamarquês Ørsted a partir de quarta-feira. A Ørsted e a Shell informaram à Gazprom Export que não pagariam suas faturas em rublos, conforme exigido por Moscou, anunciou a empresa russa na terça-feira.
  • Armas para a Ucrânia. Os EUA enviarão à Ucrânia sistemas de foguetes mais avançados e com maior alcance para ajudar o país a se defender, anunciou o presidente Biden. Até agora, os EUA haviam recusado o pedido ucraniano por esse armamento por medo de que as armas pudessem ser usadas contra alvos na Rússia. Mas na quarta-feira, o Biden disse que a ajuda letal fortaleceria a posição negocial de Kiev contra a Rússia e tornaria mais provável uma solução diplomática. (EN)

Esse texto foi útil? Considere apoiar o blog com uma contribuição :)


Com uma contribuição de 25 euros, a hospedagem e domínio do site são pagas por um mês. Com 10 euros, já paga a pizza da semana e 5 euros cobre o café com bolinho. De qualquer forma, todo apoio é apreciado e você pode contribuir seguindo no Instagram e compartilhando o perfil. Veja aqui outras maneiras de apoiar esse trabalho.

Ou faça seu cadastro e se torne um apoiador fixo: